Os Sistemas Agroflorestais apresentam uma gama de possibilidades para diferentes níveis tecnológicos e financeiros de propriedades rurais. Dentre estas tem-se o SISTEMA SILVIPASTORIL (SSP), que segunda a EMBRAPA FLORESTAS-Paraná, nada mais é do que a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área.
Ou seja, é uma forma de manejo do solo e de culturas agrícolas e arbóreas onde o produtor rural alcança a médio e a longo prazo bons níveis de rendimento da produção vegetal (forragens e cultura arbórea), destacando-se o retorno a pequeno prazo da produção animal e a consequente valorização da propriedade.
O SSP é uma alternativa que pode apresentar um custo significativo em sua implantação, contudo é uma ótima opção para a diversificação da produção e para um melhor aproveitamento da mão de obra na propriedade. Além disso, o SSP favorece o bem estar animal e o sombreamento de forragens (específicas) empregadas neste sistema, além de outros benefícios desta atividade.
O VFSF produz mudas de espécies com potencial de uso neste tipo de atividade, como a Leucaena leucocephala (Leucena) e o Eucalipto (Eucaliptus sp.), dentre outras espécies nativas e exóticas de porte arbóreo. Oferecemos também consultoria no planejamento e implantação de SSPs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário